Concretização de sonhos. Dois estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, localizada na zona Sul de Teresina, e uma aluna da Escola Municipal Parque Itararé, na zona Sudeste, foram convocados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) para participarem da delegação brasileira e competirem na edição de 2023 do campeonato internacional Gymnasiade U15.
Fhelipe Lennon Teixeira Santos e Marcos de Almeida Lima Filho são estudantes da E.M. Nossa Senhora da Paz, que em 2022 representou a unidade de ensino nos Jogos Escolares Brasileiro (Jebs) 2022 e através dos resultados a escola foi a campeã geral na modalidade Badminton de 12 a 14 anos masculino. Os jogos foram realizados no Rio de Janeiro em novembro de 2022.
Já Rayssa Ketlin Neres da Silva é aluna da E.M. Parque Itararé. Os três foram convocados a participar do time brasileiro de badminton para o Mundial Escolar Sub 15, organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), os atletas foram classificados inicialmente na disputa municipal, depois na estadual e agora foram convocados para o internacional sediado no Rio de Janeiro.
A Coordenadora de Esportes da Fundação Nossa Senhora da Paz, Ida da Silva, tem expectativas altas com a participação dos jovens na competição mundial. “Estamos muito confiantes, pelo nível técnico dos alunos. Felipe ficou em primeiro lugar no ranking, com Marcos logo em seguida. O evento escolhe sempre os mais jovens com resultados mais altos. Esperamos um campeonato produtivo, que traga bom resultado e prestígio para a instituição e para o Brasil”, pontua a professora.
O critério usado para serem escolhidos foi a classificação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) de 2022, de modo que foram escolhidos aqueles estudantes campeões na categoria ouro no ranking. A competição é prevista para ocorrer entre os dias 17 e 27 de agosto de 2023, com todos os custos em passagens, hospedagem e alimentação fornecidos pela parceria entre CDBE e CBBd.
Ederson Almeida, presidente da federação de badminton, destacou que os Jogos Escolares Piauienses (JEPI's), auxiliam na preparação dos atletas para os grandes campeonatos, e que nesta fase é possível descobrir novos talentos, além de fortalecer a modalidade. Ele ainda afirmou que da rede pública é de onde surge os maiores talentos.
"Então é da escola pública que brota tantos talentos, é da escola que a gente consegue encontrar. é um campeão olímpico. Um campeão olímpico construído no chão da escola. Essa medalha olímpica, ela é construída no dia a dia, através do professor que tenha a ousadia, que consegue, encontrar e enxergar o talento naquele aluno e começa a preparar”, destacou Ederson Almeida.